sábado, 19 de novembro de 2011

Viagem Solitária - João W. Nery.

Para alguns a Transexualidade é coisa de outro mundo. Mais não é bem assim não.

Para começar; Você sabe o que é transexualidade?

Transexualidade é a condição considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um tipo de transtorno de identidade de gênero. No Brasil não é de hoje que existe transexuais; “A primeira cirurgia de mudança de sexo do país foi realizada em 1971 pelo cirurgião Roberto Farina. A polêmica gerada pelo caso o levou a ser condenado em 1978 a dois anos de reclusão sob alegação de haver infringido”

Isso é coisa de outro mundo mesmo? Tenho certeza que não...

Este mês tive a grande oportunidade de ver uma entrevista muito interessante de João W. Nery, autor do livro Viagem Solitária. Memórias de um transexual trinta anos depois. João que nasceu na década de 1950 como menina, foi um dos primeiros transexuais do Brasil. No livro, João, que um dia se chamou Joana, fala das dificuldades que passou ate ser tornar no que ele é hoje, homem.


Em uma de suas entrevistas ele fala, “Não é um desabafo catártico. Eu escrevi o livro com a finalidade de esclarecer ao mundo como é a vida de um trans-homem. Não é só para os transexuais. É para todo mundo pensar, modificar conceitos. Enfim, refletir. Não escondi nada. Eu sou um trans-homem há 30 anos e não preciso mais desse comportamento. Embora, não invalide a emoção toda do que eu escrevi”.
Hoje, João, tem 61 anos, e foi em 1977, aos 27 anos durante a ditadura militar, que se tornou um dos primeiros transexuais do Brasil. Na época, era ilegal a operação.



 

 
João com quatro anos de idade, já me sentia um menino em um corpo que não conseguia identificar como sendo como seu.








Enfim, João W. Nery acaba de lançar seu segundo livro, seu primeiro livro é, “Erro de pessoa”, publicado em 1984. Viagem solitária é um excelente livro, vale a pena ler.




SE LIGA PRECONCEITO É COISA DO PASSADO!
 
Texto: Ana Carolina M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários da Vida